| Apresentação | A Mata dentro | Agências de Turismo | Aventuras Radicais | Trilhas e Caminhadas | Estudos do Meio |
| História de Brotas | Mais sobre Brotas | Como Chegar | Dormir e Comer | Cultura e Agitos | Reportagens | Mensagens |
| Ecologia em Fotos | Personalidades | Hot Links | Livro de Visitas | Humor | Não achou o que queria? |


Trilhas e Caminhadas

ACREDITE!

NO CENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO,

TANTAS CACHOEIRAS,

O RIO JACARÉ PEPIRA LIMPO, LINDO,

RESISTINDO AO TEMPO.

TRANQUILIDADE E HISTÓRIA ESTÃO NAS RUAS,

INCORPORANDO LENTAMENTE AS MUDANÇAS.

O PASSADO DO CAFÉ CEDE ESPAÇO A NOVAS

TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DO ALIMENTO.

É ISSO QUE TE ESPERA: NATUREZA, TRANQUILIDADE E

AVENTURA A UM PASSO.









Trilha de Santa Maria
Trilha do Bom Jardim
Areia que Canta
Trilha do Rio do Peixe
Cavalgada



indicaçãoTrilha de Santa Maria




Trilha de Santa MariaCaminhada de um hora em mata nativapreservada c/ jequitibás, figueiras e jatobás. As pequenas quedas d'água episcinas naturais completam o cenário junto aos quase 60 metros da cachoeirade Santa Maria.
Características: caminhada leve - terra/água. Ambiente naturalpreservado. Recomendado para qualquer idade.Duração: meio período.Saídas regulares semanais com roteiro exclusivo.Cachoeira Santa maria




indicaçãoTrilha do Bom Jardim




Trilha Bom JardimA região do Bom jardim é marcada pelo relevoacidentado e o encontro de vários córregos da bacia do Jacaré Pepira. Nessatrilha vamos percorrer um dos vales da região. Uma caminhada aproximada dequatro horas, com pausa para piquenique e finalizando com um belo banho de cachoeira.
Características: Caminhada intensa com trechos de trilha pelo campo,mata e por riachos. O roteiro exige boa disposição para caminhar. A regiãoda trilha é bem preservada e pouco ocupada pela agricultura, garantindobelas paisagens durante o trajeto. Muita água assegura boa diversão nos diasde calor.Indicado para idades acima de 12 anos.Duração: 1 dia.Saídas regulares semanais com roteiro exclusivo.

Trazer: tênis (cano alto), mochila, cantil, roupa de banho, roupaleve para troca, boné ou chapéu, câmera fotográfica, protetor solar.

Trilha Bom Jardim




indicaçãoAreia que Canta


Areia que CantaUma nascente de água borbulhante em meio a umaareia branca e muito fina, forma um lago de água cristalina onde,definitivamente, a lei da gravidade não funciona. O acompanhamento aos visitantes é feito por um monitor.As restrições ao passeio: grupos de 40 pessoas por hora. No máximo 10 pessoaspor vez na água (10 minutos). Não usar repelente nem bronzeador. Não levar areia embora.
Fazenda Hotel

Sossego e a tranqüilidade do campo com conforto e qualidade num ambientefamiliar à 10 km da cidade. O Fazenda Hotel Areia Que Canta oferece a seus hóspedes:passeios à cavalo, represa para pesca esportiva, ordenha de leite, tiroleza,parque infantil, campo de futebol, piscina, lanchonete, pequeno bosque para lazere muito espaço para caminhadas.

As diárias do hotel são para apartamentos com sala e quarto, varanda com rede, tv, frigobar, telefonee incluem café da manhã, almoço e jantar e ainda os passeios à Areia Que Cantae às Corredeiras do Rio Tamanduá.

Fazenda HotelConjunto dos apartamentos
apartamentopiscina
Interior do apartamentoPiscina do hotel
Corredeiras01As Corredeiras

O Rio Tamanduá atravessa a fazenda formando 200 metros de corredeiras em um lajeadoque permite nadar e fazer escorregador natural no verão.
O caminho de acesso se faz a pé a partir da entrada da Areia Que Canta, levandoem torno de 15 minutos (650 m).
O acompanhamento aos visitantes é feito por dois monitores.
Os grupos que visitam as Corredeiras do Rio Tamanduá são os mesmos da Areia Que Canta. O tempo de permanência no local é mais flexível. O número de pessoas por grupo é livre.
É importante andar calçado tanto nas pedras como na trilha.

O Restaurante,com capacidade para 100 pessoas, serve no almoço comida típica de fazenda, com produtos cultivados no local, incluindo sucos naturais da época e sobremesa com doces caseiros.Recomenda-se que sejam feitas reservas antecipadas, principalmente para grupos grandes.

O café colonial é servido pela manhã com pães, queijos e doces típicos de fazenda.

Café Colonial


Quer saber mais?

Visite a página da Areia que Canta: http://www.areiaquecanta.com.br
ou escreva paraareiaquecanta@areiaquecanta.com.br






indicaçãoTrilha do Rio do Peixe




Trilha do Rio do Peixe A região do Rio do Peixe é marcada por uma imensa fenda na Cuesta Basáltica, formando um grande vale geograficamente isolado, com apenas uma via de acesso e cercado de paisagens ainda bastante preservadas. A caminhada que vamos fazer tem o objetivo de explorar essa grande Furna, suas águas e cachoeiras escondidas. A caminhada é intensa. Trechos de pastagem, campo e muita caminhada no riacho. A primeira e mais longa trilha vai em busca de uma pequena cachoeira (20 metros aprox.). Durante a trilha vamos fazendo pequenas paradas para um mergulho refrescante e descanso dos pés. Após 2 horas e meia aprox. chegamos a cachoeira para um bom banho. Descansamos e retornamos pela mesma trilha até a sede da fazenda para matar a fome com um bom almoço. (14:30h). Dependendo da disposição do grupo, podemos ainda partir para mais uma caminhada de aprox. uma hora até outra cachoeira (cerca de 60 metros de altura). Trechos de pastagem, mata e um pouco de riacho e estamos lá para um banho. Tempo para curtir e pé na trilha novamente, afinal, sem horário de verão a noite chega antes.
Características: trilha intensa indicada para pessoas com hábito de caminhar. Como o local não é de visitação constante, a trilha não é muito definida e muda muito de acordo com á época, chuvas, etc. Na verdade cada visita é uma nova aventura. O grupo deve estar preparado: bom tênis, mochila, cantil, meias sobressalentes, protetor solar, boné. A Mata'dentro oferece durante a trilha alimentação energética como granola, frutas frescas e secas. Mas tem que gostar de caminhar.Cachoeira Rio do Peixe




indicaçãoCavalgada




Cavalgada na Usina do PatrimônioA cavalgada tem início na fazenda ao pé da serra. Após as primeiras orientações sobre o trajeto, seguimos para a trilha que corta toda a serra através do vale do Jacaré Pepira, uma região de belas paisagens, paredes de rocha e muita mata. Nocaminho passaremos pela antiga usina hidroelétrica do Jacaré, já desativada,mas com todo o charme resistindo ao tempo.Seguimos até o bairro do Patrimônio, onde após repormos as energias, retornamos à cidade.
Características: Para quem curte uma boa cavalgada, o roteiro surpreende. Durante grande parte do trajeto estaremos acompanhando o leitodo rio Jacaré Pepira, em trechos c/ cachoeiras e corredeiras, em meio amuita vegetação nativa. Uma trilha estreita que cruza o rio e chega até ausina. Garantia de belas paisagens. Mas o roteiro necessita de boa disposição. A cavalgada aproximada detrês horas é cansativa, porém longe de ser monótona. Vale a pena!. O roteiroé indicado para idades acima de 11 anos.Duração: 2/3 dia.Saídas periódicas.Roteiro exclusivo.

Trazer: Calça jeans, tênis velho ou bota, boné ou chapéu, roupa de banho, toalha, mochila, cantil, protetor solar, câmera fotográfica.




"Dizer Brotas é ir além de uma simples referência. É carregar em umapalavra todo um universo de sentimentos que será compreendido apenas poraqueles que, de alguma forma, vivenciam este lugar". A origem do nome Brotas recebe quatro hipóteses: Brotas de olhod'água/brotas d'água; Brotas de broto de capim/ mato que brotava após apousada dos trilheiros; Brotas como derivativo de "bolotas", boloscaracterísticos fabricados no lugar. A quarta e mais provável hipótese, vemda origem da fundadora de Brotas.Sendo dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portuguesescatólicos e devota de Nossa Senhora de Brotas (Portugal), teria prestado uma homenagemà santa, dando seu nome à cidade. Na capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida santa.Como nada disso foi registrado e aconteceu há muito tempo atrás, ficadifícil saber a verdadeira origem do nome.Coincidência ou não, é que esse nome "caiu como uma luva" e retrata bem o espírito do local.

Passeio a cavalo
lo">