LAURINDO GALHARDO

O Artesão dos Canivetes

 

Laurindo Galhardo é filho de Salvador Galhardo, espanhol de Málaga e de Conforta Sennati, italiana de Toscana. O pai veio para o Brasil em 1910 e a mãe em 1912. Laurindo nasceu em São Carlos, em 01/12/1922, onde seus pais se estabeleceram, assim que chegaram ao Brasil. Trabalharam na lavoura, inicialmente, e depois no transporte, através de uma jardineira.

Em Brotas desde 1936, Laurindo se dedicou à profissão de mecânico de automóveis, na oficina do Eliseu Lourenção, onde havia outros mecânicos, que um dia também vamos contar a história, como o Raniero Bressan, um dos melhores restauradores de fordinhos do país.

Mas o que que o Laurindo faz, para a gente estar contando sua história? Simplesmente ele é, senão o melhor, seguramente um dos melhores fabricantes artesanais de canivetes do Brasil. Sua fama espalhou-se pelo Brasil e até do exterior recebe pedidos.

Além disto e talvez o melhor é que ele é um faz-tudo de primeira. Eu mesmo tenho uma cartucheira belga que estava com a coronha partida e ele fez outra mais perfeita que a original. Há dias recebeu da Suécia um alicate de castrar bois que não funcionava e a ferramenta já está tinindo. É também criador de bicudos e adora a natureza, plantando principalmente orquídeas.

Ele é casado com dona Maria do Carmo Alcântara Galhardo, que é reconhecida na região como a melhor "fazedora de bolos" de Brotas. Eles tem duas filhas, Cristina e Adriana, residentes em São Paulo.

Vamos agora mostrar algumas fotos deste artesão, que desde 1979, fabricou centenas e centenas de canivetes e rinetes, que são usados com extremo orgulho pelos seus felizes proprietários.

Material

Esta foto mostra o material utilizado pelo Laurindo. Da direita para a esquerda vemos duas lâminas de madeira para o cabo, a mola bruta do fusca, a mola e a lâmina do canivete, feitas a partir da mola bruta, duas chapas de latão, utilizadas na confecção dos terminais e pinos e finalmente pedaços de ossos, utilizados também para os cabos personalizados.

canivetes

Estes são alguns dos modelos fabricados. Mas o bom é que se você tiver algum canivete de estimação e quiser uma réplica, garanto que vai gostar mais do último...

livro

Esta foto mostra uma réplica feita pelo Laurindo de um canivete americano (à direita no livro), da famosa marca W.R.Case & Sons. Somente o acabamento do cabo é diferente, a pedido do colecionador.

rinetes

Os rinetes, muito apreciados, são feitos nos 3 tipos básicos, modelo de Brotas, modelo americano e modelo inglês,mas também podem ser executados exatamente no gosto do freguês!

Oficina

Oficina1

Duas fotos da oficina do Laurindo, com ele trabalhando com a juventude de seus quase 80 anos!

Lâminas

Estas lâminas são, na maior parte, de canivetes estrangeiros, que restaurados por ele, voltaram a dar alegria aos seus donos.

Laurindo

Agora o Laurindo está fabricando canivetes com duas lâminas, que estão sendo muito solicitados.

2 lâminas

Vista de três canivetes, sendo que o de baixo tem cabo feito de chifre de veado.

Ia me esquecendo que o Laurindo também é um exímio pescador, pescando sempre no lago do clube de campo há mais de 30 anos. Foi o orientador de pesca de meus filhos e acredito de muito mais gente da cidade. Infelizmente corre na cidade uma história de que há alguns meses atrás, apareceu morto, boiando no lago, um peixe enorme, que morreu de velhice! Vejam só. Se fosse uma cascavel, teria seguramente uns 20 guizos... Si non é vero, é bene trovato!!! Apesar deste fato, acho que a reputação de pescador do Laurindo não foi arranhada....

Um amigo dele, Pedro Paulo Feltrin, dedicou um texto ao Laurindo, que tomo a liberdade de reproduzir em parte. Foi feito para acompanhar cada peça fabricada, mas até acredito que em sua humildade, ele não o faça:

Diz o Sr. Laurindo em voz ditatorial: "Estes canivetes não são para descascar laranjas, são para capar gado...são para profissionais do canivete!

Todos no entanto são construidos em sua modesta oficina nos fundos de sua casa, são concebidos a partir do chão: são remanescentes de molas de Fuscas (carbono), pedaços de chifre de veado ou cerne de madeira nobre, como roxinho ou jacarandá. Cada lâmina é temperada de forma única, afiada com a arte de um samurai, e só ele detém este segredo.

Nada é industrializado. A origem, o processo e o produto final são gerados após muita lapidação e muitas horas de trabalho.

" A perfeição é finalmente atingida, não quando não se tem nada mais a acrescentar, mas sobretudo, quando não se tem mais para tirar."

Cuidado com o canivete. Lavar após o uso e enxugá-lo.

Você adquiriu uma obra de arte. Faça bom uso dela.


Se você quiser entrar em contato com ele ou visitá-lo, tenho a certeza que ambos ficarão contentíssimos.

Seu endereço é: Rua Marino Osti, 378, telefone (014) 3653-1374, em Brotas (SP) CEP - 17380-000


LINKS SOBRE CUTELARIA

Se você for um aficcionado por canivetes e facas, consulte estes links e você vai valorizar ainda mais o trabalho do Laurindo, além de conhecer o bom trabalho de outros artesãos.

www.eggintongroup.co.uk/rogers1.htm - Site de Joseph Rodgers, pioneiro da cutelaria em Sheffield, Inglaterra, berço da revolução industrial.Fabricando facas e canivetes desde 1682.

http://www.eskimo.com/~boyerbl/knifeinfo.htm - Site muito interessante sobre os materiais utilizados na fabricação de facas.

http://www.agrussell.com/handmade.html - A.G. Russell Knives - Artesãos americanos, especializados em facas.

http://www.scblades.com/blade_glosery.htm - Glossário de termos técnicos (em inglês). Muito bom e completo.

http://www.rayrogers.com/books.htm - Livros sobre a arte de fabricar facas.

http://www.cutleryplus.com/pocket_knives.htm - Cutelaria para todos os fins.

http://www.knifecollection.com/inpocket.html - Canivetes e facas para colecionadores.

http://users.skynet.be/lames/couteliers/loveless.html - Site sobre Bob Loveless, considerado o melhor artesão atual da cutelaria internacional.

http://www.kovalknives.com/books.htm - Catálogo Koval - Completíssimo: livros, vídeos, materiais e muito mais.

http://www.orvis.com/store - Site de caça, pesca e cutelaria.

http://www.knifeco.ppg.br/glossario.htm - Glossário técnico muito bom. Em português.

http://www.exquisiteknives.com/showcase.htm - Você já viu uma faca de 19 mil dólares?

http://www.eskimo.com/~boyerbl/knifeinfo.htm - Site muito interessante sobre os materiais utilizados na fabricação de facas.

http://www.davesstuff.com - Site sobre cutelaria.

http://www.cgi101.com/~prissy/index.htm - Site de colecionadores de canivetes.